terça-feira, 17 de outubro de 2017

A velha e boa tranca .

 Jogar tranca sempre é muito bom, a gente esquece do tempo, da vida, dos problemas, enfim distrai e diverte bastante, principalmente quando não há dinheiro envolvido e o jogo é só uma brincadeira para passar o tempo.  Resolvi postar as regras, até porque tem muita gente que joga errado, não sabe contar os pontos e neste resumo você pode aprender estes pequenos detalhes que podem passar batidos, principalmente a contagem que muita gente deixa para outro contar e na brincadeira pode perder alguns pontinhos. Um joguinho limpo é sempre mais emocionante e gostoso de vencer.Então vamos lá, que qualquer hora é hora de jogar tranca.




O jogo é jogado com 2 ou  4 participantes formando duas duplas situadas em posições alternadas.( Eu já joguei em três e deu tudo certo, mas não é a regra).
  • Jogadores - 2 ou 4.
  • Baralhos - dois de 52 cartas.
  • Distribuição - onze cartas para cada participante e dois mortos de 11 cartas.
  • Objetivo - Fazer mais pontos.

Definições

  • Jogo - três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe ou ordenadas com o mesmo valor (lavadeira). Ex.: 4,5 e 6 de Paus; 9 de paus, 9 de ouros e nove de espadas; 10, Valete e Dama de Copas. O Ás vale acima do Rei. número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acrescentadas no decorrer da partida.
  • Curingas - Os dois ( qualquer naipe ) são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois; cinco,cinco e dois.
  • Três Preto (Tranca) - Não pode ser usado para fazer um jogo. Quando baixado na lixeira, tranca a mesma, não podendo o próximo jogador comprar a lixeira.
  • Três Vermelho - Deve ser baixado sozinho na mesa e vale 100 pts caso o jogador ou dupla tenham feito pelo menos uma canastra ou menos 100 pts caso não tenham feito canastra.
  • Batida - é acabar as cartas da mão.
  • Morto - No caso de jogo com 2 participantes, cada jogador recebe após bater 11 cartas (morto). Se for jogo de dupla, só recebe o primeiro da dupla a bater.
  • Batida Direta e Batida Indireta Batida - direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
  • Canastra - Jogo de sete cartas ou mais em sequencia do mesmo naipe. Tem dois tipos de canastra: "Limpa" (sem curinga), "Suja" (com curinga).

O jogo

O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essa carta começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora, jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que alguém termine a partida. Após cada compra, o jogador poderá baixar uma combinação de cartas
- jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira, no caso de não estar trancada com um três preto. Para comprar a lixeira, o jogador obrigatoriamente terá que justificar a compra da carta de cima, encaixando-a diretamente em um jogo na mesa, ou juntando com duas cartas (ou mais) da mão e baixando como um novo jogo. O jogador que bater com as onze cartas iniciais pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla (ou o outro jogador) não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos. Se tiver baixado três vermelho
e tiver canastra, soma-se 100 pts para cada três, e se não tiver canastra, deduz-se 100 pts para cada três vermelho baixado.

Contagem

Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, soma-se mais 100 pontos da batida e, caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.
Detalhe: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não tivesse sido comprado.

Valor em pontos

  • Batida = 100 pontos.
  • Todas as cartas = 10 pontos.
  • Canastra Limpa = + 200 pontos.
  • Canastra Suja = + 100 pontos.
  • Três vermelho baixado, tendo canastra = +100 pontos.
  • Três vermelho baixado, não tendo canastra = -100 pontos (negativos).
  • Por não pegar o morto = -100 pontos (negativos).



    Dicas para jogar bem

    1 – Não baixe seu jogo no comecinho da partida

    Se você tiver três cartas iguais e já quiser baixá-las, talvez seja melhor esperar um pouco. Pode ser que no monte tenha uma carta essencial para que você consiga dar sequência no jogo.
    Por exemplo: se você tem um 4, 5, 6 e 8, de repente no lixo ou no monte esteja o 7 e assim você estará mais perto de fazer uma canastra. Por isso, tenha cautela – ainda mais se você estiver jogando em parceria.

    2 – Calma na hora de utilizar o curinga

    É claro que você não esperará o jogo todo para baixar as cartas, sempre no aguardo por outras melhores. No entanto, se usar o curinga logo no comecinho, você pode perder a oportunidade de fazer uma canastra limpa ao ter de comprar o lixo, o que te garantirá menos pontos no final.
    Além do mais, pode ser que esse curinga seja muito mais necessário depois ou até imprescindível para ajudar o parceiro, se estiver jogando em dupla.

    3 – Fique de olho no lixo

    O lixo significa sempre a possibilidade de completar o jogo, ou de novas canastras. Por isso, sempre fique de olho nos descartes. Até porque só o lixo de cima ficará exposto.
    Só não se esqueça de que na hora de pegar o lixo você precisará, obrigatoriamente, de inseri-lo no seu jogo. Portanto, não se afobe lembrando de uma carta boa, mas que está no final desse monte.

    4 – Atenção com o jogo do adversário

    É importante ficar atento ao jogo do seu adversário para não conceder cartas importantes a ele. Do contrário ele poderá aumentar a pontuação e até mesmo bater antes de você.
    Fique também atento às cartas que ele compra do lixo e às que descarta. Assim você saberá como poderá atrapalhá-lo e, claro, se beneficiar disso.

    5 – Não fique com apenas uma carta nas mãos

    Ficar com apenas uma carta na mão pode entregar o seu jogo. Afinal, o adversário saberá que você não tem como se desfazer dela. Uma carta na mão significa ainda que você está dependente do adversário.

    6 – Cuidado com a pressa em pegar o morto

    Ao pegar o morto você estará mais próximo de bater. No entanto, se baixar jogos usando curingas e quebrando a possibilidade de fazer canastras limpas só para pegar essa nova leva de cartas, pode acabar com uma contagem de pontos menor do que a do adversário.
    Na Tranca, além de terminar as cartas primeiro, não se esqueça que será necessário pontuar!
    Com essas seis dicas, você já sabe como se tornar um campeão de Tranca, jogo que exige paciência, um pouco de sorte e estratégia.
















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