quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Se é pra fazer... não deixe para amanhã

Este blog não teria o nome que tem se eu gostasse de "deixar para amanhã, o que posso fazer hoje". Não que eu seja perfeccionista ao extremo e não me dê uma única chance de me distrair um pouco, de curtir uma rede social, etc etc. Nada disso.  Acontece que com esta mania , eu consegui melhorar e organizar muito mais minha vida.
Muito bem, encontrei um monte de dicas no Prime Cursos, que sempre recomendo aqui para  vocês.  Pincei algumas . Vejam só que boas idéias  para aproveitar bem o dia:

Comece a sua semana organizando as suas tarefas do trabalho, da faculdade, da sua casa ou de sua vida pessoal. Não importa qual o seu objetivo, o importante é conseguir concentração e produzir o máximo que puder. Faça uma lista com tudo o que precisa fazer, na ordem de importância. Isso pode ser feito todos os dias ou uma vez na semana, dependendo da quantidade de tarefas que você possui. Você pode utilizar uma folha de papel, ou alguma ferramenta online, como um aplicativo de agenda ou organização.
O objetivo disso é que você consiga observar quais tarefas do dia foram concluídas e quais não foram finalizadas. Muitas vezes, não temos noção da quantidade de coisas que conseguimos fazer num único dia, por isso é importante manter a lista organizada. O ideal é anotar tudo o que precisa ser feito, independente se é muita ou pouca coisas. Não se assuste com a quantidade de tarefas, o fundamental é ter foco para fazer o que é mais importante no dia.
Organizar como sua semana será, é especialmente importante para profissões que sejam independentes e o resultado dependa somente de você, como por exemplo quem trabalha com vendas diretas.

“A procrastinação é o ladrão do tempo, por isso não deixe para depois o que você pode fazer agora”

Se possível, estime o tempo que você deve levar para concluir cada item da lista. Assim, quando você somar alguns itens e o tempo total que leva para concluí-los, irá compreender a importância de “não deixar para fazer depois”. Até porque, com tudo anotado na lista, não sobrará tempo até concluir tudo.

Lembre-se: “o depois não existe, faça agora“.

Separe na sua lista o que o que é realmente urgente, o que é importante e o que, de fato, não é o foco no momento. É fundamental fazer na ordem de prioridade.
Evite acessar redes sociais e perder tempo com assuntos desnecessários quando você estiver fazendo suas coisas. Se desejar, faça um intervalo e verifique o que for importante, mas durante suas tarefas dedique-se com toda a concentração possível. lembre-se de colocar metas. Exemplo: apenas vou olhar meu celular quando acabar esta tarefa. Com isso você conseguirá riscar alguns itens de sua lista de forma mais rápida.

Sempre que desejar deixar alguma tarefa para depois, pense em como seria bom se todos os objetivos do dia fossem concluídos, e tente lembrar da sensação de dever cumprido. Nada melhor do que finalizar o dia com todas as tarefas finalizadas, não é mesmo? Com isso você conseguirá mais motivação para concluir suas tarefas.

Tem dias em que vou checar minha lista e percebo que já fiz tudo e tenho um enorme tempo só para mim.Então é hora do recreio, vou me distrair, ver um filme, ler um livro, bater papo ... caminhar, dar um rolê no shopping, sem pressa, sem lenço nem documento.  Experimente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...